Publicado em: 02/06/2026 às 15:00:00

Mercantil: Sindicato denuncia metas abusivas e explosão de campanhas que sufocam bancários

O Sindicato denuncia a postura abusiva da direção do Mercantil. Sem qualquer diálogo, o banco impôs um aumento repentino nas metas de crédito consignado e imediato, e multiplicou o número de campanhas de premiação internas, gerando pânico e sobrecarga nas agências.

“O que deveria ser um incentivo virou um verdadeiro pesadelo para bancárias e bancários. O Mercantil está impondo novas e complexas travas de elegibilidade e atingir os objetivos se tornou uma tarefa quase impossível”, denunciou Vanderci Antônio da Silva, funcionário do Mercantil, diretor do Sindicato e coordenador nacional da Comissão de Organização dos Empregados (COE-BMB).

A estratégia de inflar metas e fragmentá-las em dezenas de campanhas simultâneas tem impacto não apenas a saúde, mas também o bolso do trabalhador. A grande preocupação da categoria é a redução drástica na remuneração variável com patamares irreais de resultados exigidos.

"O Mercantil está crescendo ano a ano e lucra alto graças ao esforço dos funcionários e funcionárias. Usar metas inalcançáveis e travas burocráticas para estrangular os bônus dos trabalhadores é inaceitável", afirmou Marco Aurélio Alves, funcionário do banco e diretor do Sindicato.

Sobrecarga e adoecimento

O Sindicato denuncia que o dia a dia nas unidades virou uma corrida de obstáculos. Trabalhadoras e trabalhadores relatam esgotamento físico e mental devido à pressão pelo consignado e ao tempo perdido com sistemas de elegibilidade travados. O resultado tem sido o aumento de casos de adoecimento, com ansiedade e Burnout.

“Exigimos que o Mercantil reveja, imediatamente, as metas do crédito consignado, pare de impor campanhas confusas que pulverizam o foco dos funcionários e tenha clareza nos critérios de elegibilidades. O lucro não pode vir às custas do adoecimento da categoria”, destacou Vanderci.

Fonte: Sindicato BH