Publicado em: 30/07/2025 às 10:45:00

Câmara Municipal de BH debate fraudes trabalhistas do Santander

Câmara Municipal de BH debate fraudes trabalhistas do Santander

 

A Fetrafi-MG participou, na manhã desta terça-feira, 29 de julho, de Audiência Pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte que debateu os efeitos da pejotização, da terceirização e das demissões no Santander.

A atividade para a escuta de trabalhador@s foi realizada por solicitação do vereador Pedro Patrus (PT). Em vários relatos ficou evidente que o banco frauda a legislação trabalhista ao criar vários CNPJs de empresas que prestam serviço exclusivamente para o banco, substituindo assim bancários por terceirizados e PJs.

O presidente do Sindicato dos Bancários de BH e Região (Seeb-BH) Ramon Peres e a dirigente Paula Moreira, funcionária do banco há quase 20 anos, denunciaram, na Audiência, a falta de responsabilidade social do Santander,  que presta contas detalhadas para os acionistas e abandona clientes e trabalhador@s à política de demissões e terceirizações. “Todos os meses o Santander fecha uma agência, o que gera um impacto negativo na sociedade de Belo Horizonte enorme. E não é só a população que é afetada, mas os comerciantes também”, destacou Ramon Peres.

A Fetrafi-MG esteve representada pelos dirigentes Marselha Lisboa, César Roberto Rodrigues, Helberth Ávila e Sérgio da Cunha.

Dentre as lideranças políticas e sindicais presentes na atividade, estiveram o presidente da CUT Minas, Jairo Nogueira Filho, e o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego, Carlos Calazans. O superintendente destacou que o cenário instável do Santander gera não apenas precarização do atendimento como também adoecimento dos trabalhadores. “Imagina quem hoje está no interior do Santander, sofrendo com a pressão psicológica e adoecimento mental. O diagnóstico que estão apresentando aqui é que o banco está destruindo a vida destes trabalhadores”, afirmou Calazans.

Além disso, representantes da categoria bancária de outros estados também compareceram, entre eles o presidente da Fetec Centro Norte, Rodrigo Britto, a representante dos trabalhadores do Santander no Sindicato do DF, Elisa Espíndola, e a representante dos trabalhadores do Santander no Sindicato de SP, Wanessa Queiroz.

O presidente da Fetec Centro Norte ressaltou que as fraudes cometidas