Data de hoje aqui
Publicado em: 30/07/2025 às 10:45:00 |
Câmara Municipal de BH debate fraudes trabalhistas do Santander |
Câmara Municipal de BH debate fraudes trabalhistas do Santander
A Fetrafi-MG participou,
na manhã desta terça-feira, 29 de julho, de Audiência Pública na Câmara
Municipal de Belo Horizonte que debateu os efeitos da pejotização, da
terceirização e das demissões no Santander. A atividade para a escuta
de trabalhador@s foi realizada por solicitação do vereador Pedro Patrus (PT).
Em vários relatos ficou evidente que o banco frauda a legislação trabalhista ao
criar vários CNPJs de empresas que prestam serviço exclusivamente para o banco,
substituindo assim bancários por terceirizados e PJs. O presidente do Sindicato
dos Bancários de BH e Região (Seeb-BH) Ramon Peres e a dirigente Paula Moreira,
funcionária do banco há quase 20 anos, denunciaram, na Audiência, a falta de
responsabilidade social do Santander, que presta contas detalhadas para
os acionistas e abandona clientes e trabalhador@s à política de demissões e
terceirizações. “Todos os meses o Santander fecha uma agência, o que gera um
impacto negativo na sociedade de Belo Horizonte enorme. E não é só a população
que é afetada, mas os comerciantes também”, destacou Ramon Peres. A Fetrafi-MG esteve
representada pelos dirigentes Marselha Lisboa, César Roberto Rodrigues,
Helberth Ávila e Sérgio da Cunha. Dentre as lideranças
políticas e sindicais presentes na atividade, estiveram o presidente da CUT
Minas, Jairo Nogueira Filho, e o superintendente do Ministério do Trabalho e
Emprego, Carlos Calazans. O superintendente destacou que o cenário instável do
Santander gera não apenas precarização do atendimento como também adoecimento
dos trabalhadores. “Imagina quem hoje está no interior do Santander, sofrendo
com a pressão psicológica e adoecimento mental. O diagnóstico que estão
apresentando aqui é que o banco está destruindo a vida destes trabalhadores”,
afirmou Calazans. Além disso, representantes
da categoria bancária de outros estados também compareceram, entre eles o
presidente da Fetec Centro Norte, Rodrigo Britto, a representante dos
trabalhadores do Santander no Sindicato do DF, Elisa Espíndola, e a
representante dos trabalhadores do Santander no Sindicato de SP, Wanessa
Queiroz. O presidente da Fetec Centro Norte ressaltou que as fraudes cometidas |
![]() |
